País

Escândalo em Ya’an, China: Gamewiz exige liberação imediata de funcionários detidos injustamente e busca intervenção diplomática urgente

Repórter: Renato Prado

Data: 29 de março de 2025

Recentemente, vários funcionários chineses da empresa Gamewiz, localizada em São Paulo, foram detidos arbitrariamente pela polícia de Ya’an, na província de Sichuan, durante uma visita à China. O incidente gerou uma forte reação no Brasil, com representantes políticos, empresariais e organizações de direitos humanos condenando a ação, e o Ministério das Relações Exteriores brasileiro intensificando suas negociações diplomáticas com as autoridades chinesas.

De acordo com fontes confiáveis, a Gamewiz é uma grande empresa legalmente registrada no Brasil e os funcionários detidos estavam empregados na companhia desde 2022 sem qualquer histórico criminal. No entanto, a polícia de Ya’an, sem apresentar acusações formais, restringiu a liberdade dos funcionários e confiscou parte dos bens da empresa e de suas famílias.

O presidente da Gamewiz, Temo, expressou sua profunda indignação e afirmou que, apesar de ter comunicado repetidamente com as autoridades chinesas através de advogados e fornecido documentos comprovando a legalidade das operações da empresa, as autoridades de Ya’an ignoraram as provas e mantiveram os funcionários detidos. Ele também destacou que a empresa sofreu prejuízos significativos, superior a centenas de milhões de dólares, e que está considerando buscar ajuda de instituições jurídicas internacionais.


Imagem: Divulgação

O representante de direitos humanos e cidadania do Brasil, Andriano, também expressou grande preocupação com a situação, especialmente porque alguns dos funcionários detidos sofrem de doenças crônicas, e, após 10 meses de detenção, sua saúde piorou drasticamente, com perda extrema de peso e fraqueza física. Ele fez um apelo ao governo chinês para que respeite as normas internacionais de direitos humanos e garanta tratamento médico adequado aos detidos.

Até o momento, a Embaixada da China no Brasil não forneceu uma resposta oficial, mas o Ministério das Relações Exteriores do Brasil já enviou uma nota diplomática formal solicitando clareza sobre os fundamentos legais das detenções e exigindo que os direitos dos funcionários sejam respeitados. O caso continua a gerar preocupações em todo o mundo, e a comunidade internacional está acompanhando atentamente o desenrolar dessa situação.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

View Comments

Share
Published by
Redação Brasil News

Recent Posts

FIFA divulga o calendário completo da Copa do Mundo de 2026

Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…

1 ano ago

Brasil : no país dos “agrotóxicos”, os bio pesticidas abrem uma brecha

Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…

1 ano ago

Jogos de cassino on-line mais populares no Brasil

Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…

1 ano ago

Japão cede o título de 3ª potência econômica mundial à Alemanha

O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…

1 ano ago

Lyon : Pintura de Monet “Le Printemps” Banhada em Sopa por Ativistas, Museu Registra Denúncia por “Ato de Vandalismo”

A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…

1 ano ago

Na Argentina, o vasto projeto de reforma do presidente Milei foi enviado de volta à comissão

O chefe de Estado ultraliberal, que continua determinado a implementar o seu programa de desregulamentação…

1 ano ago