A OMS (Organização Mundial da Saúde) divulgou hoje seu terceiro relatório sobre a exibição de cenas com cigarro em filmes de grande circulação. A campanha contra a glamourização cinematográfica do tabaco apontou avanços desde 2009. Porém, segundo o documento, “é preciso avançar mais”.
Um dos focos principais da OMS agora é a indústria do cinema dos EUA, que grava cenas de fumo em 36% dos filmes liberados para menores de 18 anos. Segundo os dados, 44% das produções de Hollywood em 2014 exibem consumo de tabaco.
O departamento federal de saúde dos EUA aponta que os filmes estejam ajudando a recrutar 6 milhões de fumantes jovens por ano no país. Destes, 2 milhões terão morte por males relacionados ao fumo no futuro.
“Com restrições cada vez mais rígidas contra publicidade do tabaco, os filmes continuam sendo um dos últimos canais para expor milhões de adolescentes a imagens de fumo sem restrições”, disse Douglas Bettcher, diretor do Departamento de Prevenção de Doenças Não-Comunicáveis da OMS.
Repórter: Renato Prado Data: 29 de março de 2025 Recentemente, vários funcionários chineses da empresa…
Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…
Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…
Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…
O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…
A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…