Na avaliação da Organização Mundial da Saúde (OMS) , uma vacina contra o vírus Zika pode chegar “tarde demais” para ter um impacto real na atual epidemia na América Latina.
“O desenvolvimento das vacinas ainda está em um estágio muito precoce e as opções mais avançadas ainda vão demorar vários meses para serem testadas em humanos”, salientou a diretora-geral-adjunta da OMS, Marie-Paule Kieny. Ela acrescentou que “é possível que as vacinas cheguem tarde demais para o atual surto na América Latina”.
Segundo a especialista, a vacina agiria como “imperativo”, especialmente para mulheres grávidas e para mulheres em idade fértil.
No entanto, o diretor do instituto de pesquisa brasileiro Butantan, Jorge Kalil, garantiu que o processo será lento: “Talvez dentro de três anos tenhamos uma vacina. Três anos, sendo otimista”.
As declarações foram feitas em reunião do comitê de emergência da OMS, que juntou especialistas e representantes dos países afetados. Os cientistas presentes no encontro definiram como prioridades o desenvolvimento de testes de diagnóstico, a produção de vacinas para mulheres em idade fértil e a criação de instrumentos de controle vetorial que permitam reduzir a população de mosquitos.
“O vírus Zika leva a uma infecção moderada e quase inofensiva na maioria dos pacientes”, recordou Marie-Paule Kieny, destacando que, por esse motivo, a fabricação de medicamentos para tratar a infecção “e menos prioritária nesta fase”.
“A necessidade mais premente é o desenvolvimento de instrumentos de diagnóstico e prevenção para preencher a atual lacuna na investigação e para proteger as mulheres grávidas e os seus bebês”, concluiu.
Pesquisas
Segundo a OMS, 67 empresas e instituições estão fazendo testes para produzir vacinas, medicamentos e produtos para controlar o mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus Zika.
São 31 equipes trabalhando em testes de diagnóstico, 18 empenhadas no desenvolvimento de vacinas, oito para tratar da doença e 10 no controle do mosquito transmissor.
Repórter: Renato Prado Data: 29 de março de 2025 Recentemente, vários funcionários chineses da empresa…
Confira algumas das datas mais importantes. A Federação Internacional de Futebol (FIFA) divulgou o calendário…
Montividiu (Brasil) - Enquanto as colheitadeiras terminam de colher a soja em um terreno, Adriano…
Qual é a diferença entre um apostador e um político? Um apostador às vezes diz…
O Japão cedeu sua posição, confrontado com a inflação e um declínio demográfico. O governo…
A pintura “Le Printemps” (Primavera) de Claude Monet, exposta no Museu de Belas Artes de…