Brasil News

Blog de Analises politicas e econômicas do Brasil

Economia

Planejamento faz pesquisa com servidores para avaliar burocracia no serviço público

Os servidores da Administração Pública Federal participaram de uma pesquisa realizada pelo Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão para avaliar os processos da rotina de trabalho dos órgãos federais. Os servidores tiveram que responder o que os incomoda na burocracia do serviço público. O resultado foi publicado ontem, 22, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – Ipea. Os processos avaliados com maiores percentuais de inadequações foram: o fluxo decisório (tempo até que se tome decisão), manutenção predial, solicitação de equipamentos, instrução processual, movimentação de patrimônio e trâmite de documentos e processos.

Solicitação e transporte de servidores, prestação de contas de diárias e passagens também foram indicadas como de alto grau de necessidade de simplificação e aperfeiçoamento.

“O resultado indica a necessidade de simplificarmos e automatizarmos os procedimentos”, disse o diretor do Departamento de Modernização da Gestão Pública do Ministério do Planejamento, Luis Felipe Monteiro.

Na opinião do diretor, esses dados comprovam que os órgãos do Executivo Federal precisam acelerar a adoção do Processo Eletrônico Nacional.

Segundo o ministério, a proposta da pesquisa é revisar processos, simplificando trâmites que impactam a produtividade individual dos servidores e que são barreiras para o atendimento ágil esperado pelo cidadão.

Excesso de procedimentos

A pesquisa realizada tem o nome “O que incomoda na burocracia?”, e essa denominação é ideal para a consulta, conforme opinião do advogado e professor de Direito Jorge Ulisses Jacoby Fernandes.

“A burocracia não é um mal em si. O estabelecimento de regras e procedimentos para a realização das atividades auxilia no controle e na realização exata das tarefas. O problema é quando o excesso de procedimentos atrapalha o desenvolvimento das atividades, deixando de ser um auxílio e passando a se tornar um empecilho para a realização dos serviços públicos”, afirma.

Para o professor, o auxílio dos servidores na identificação desses processos complexos é fundamental, uma vez que eles são os responsáveis por sua execução no dia a dia.

“No entanto, é interessante dar voz também aos usuários dos serviços públicos, já que estes possuem uma visão externa dos problemas e que muitas vezes passam despercebidos pelo servidor”, sugere Jacoby Fernandes.

Redação Brasil News

Principais noticias politicas e economicas do Brasil, com analises de uma equipe de jornalistas e escritores independentes.

2 thoughts on “Planejamento faz pesquisa com servidores para avaliar burocracia no serviço público

  • ninguém decide nesta hora… todos ficam A ESPERA DE UMA SOLUÇÃO…. e se prontificam…
    mas para quê?
    O PROBLEMA É A GESTÃO DO PROCESSO – E UM ADMINISTRADOR PARA VERIFICAR ISTO – É MUITO IMPORTANTE !

    Resposta
  • casos de cobranças INDEVIDAS – E QUE SÃO LAVRADAS A REVELIA DO CLIENTE ( CASO ANATEL) .NO CASO O CLIENTE SÓ FICA SABENDO QUANDO NÃO CONSEGUE MAIS RETIRAR OS VALORES – MESMO COMPROVANDO QUE OS SERVIÇOS JÁ HAVIAM SIDO PAGOS – E QUE O ERRO FOI DO PROPRIO GRUPO DA ANATEL – SETOR ESTADUAL – E DEPOIS SETOR FEDERAL POR CONSEQUENCIA.
    ESTE CASO ESPECÍFICO CUSTOU A CLIENTE MUITO MAIS DE 20.000 MAIS ADVOGADO.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *