15 de Março, o início de uma nova era?
Talvez neste dia 15 de março de 2015 será o início de uma nova era brasileira ou talvez não. Estamos falando de duas escolhas bem diferente que pode ser resumidas dessa formar: Ir manifestar nas ruas para iniciar uma profunde mudança ou ficar para trás para defender a democracia.
Por enquanto, não sabemos do que o amanhã trará para o Brasil que está no meio de uma crise excepcional. Petrobras, a corrupção, Dilma, a falta de água, falta de dinheiro, a inflação do dólar.
Esperai, vamos nós acalmar e pensar um pouco.
Como em qualquer democracia, cada cidadão tem o direito à greve e o direito de manifestar. Mas quando nós exercemos este direito para opor-se a democracia, podemos ainda falar de um ato democrático?
Maio 1968 foi uma data chave para a França. Para quem não sabe, foi o início de uma gigante manifestação francesa iniciada principalmente por professores e alunos, que terminou depois de muitos meses de greve com a demissão do Presidente da República de tempo, o general de Gaulle. (Aquele que ajudou a vencer a Segunda Guerra Mundial).
A liberdade de pensamento, liberdade de ação, a liberdade sexual, muitas pessoas reclamavam uma mudança radical e imediata.
Um pouco como a grande maioria dos brasileiros agora, mas por razões diferentes.
O resultado de tudo isso?
Este foi o início do declínio da França. Perda de identidade, perda de uma parte da nossa cultura. Começamos 2015 e pode ser visto uma França rica de história, mas pobre de futuro. Os monumentos estão lá, mas a inovação se foi…
Seria o começo do fim para o Brasil?
Neste dia, muitos vão para as ruas para se manifestarem pela “dignidade” ou a impeachment da Dilma.
São Paulo, Brasília, Rio e em toda as capitais, muitas pessoas querem mostrar a sua raiva.
Imagine por um momento que o evento funcionasse e coloque fora da presidência a Dilma, quais serão as consequências?
Vários futuro se abrirão pelo Brasil…
Primeiro, o Temer certamente tomará a liderança mesmo que Aécio adoraria uma terceiro turno para ter a sua segunda chance. Sim “sua” segunda chance já que democraticamente o senhor Neves perdeu e não deveria mais falar sobre a eleição presidencial.
Você nunca repete um jogo de futebol, mesmo tendo muitos erros de arbitragem…
Segundo caso, o famoso “golpe militar” que traria o exército Brasileiro na liderança do país.
Eu tive a oportunidade de conversar com umas pessoas que gostariam de rever o exército no poder do país, devido a várias razoes “disciplinas, regras, segurança ‘
Prezados Senhores, estamos em 2015, tudo é visto e tudo se sabe …
Concordamos que a corrupção está muito presente no Brasil neste momento. Tem de haver uma limpeza em vários partidos políticos, principalmente o do PT.
Dilma foi reeleito com 51% dos votos e, embora seu índice de popularidade está muito baixo, seria bom que a democracia seja respeitada até a próxima eleição presidencial.
Desejar mudanças para melhorar a sociedade é algo essencial para um país.
Mas querer mudá-lo a qualquer preço pode ter consequências futuras desastrosas.
Ficar num caminho que tem a direção errada é muito preocupante mas mudar o caminho tomando qualquer direção pode ser muito perigoso.